terça-feira, 21 de agosto de 2012

Belas imagens de histórias tristes: Mostra em Nova York exibe instalações olímpicas pós-Jogos

Uma mostra fotográfica questiona o que acontece com instalações olímpicas após o fim dos Jogos. Abaixo, o Parque Olímpico de Londres, usadas nos Jogos de 2012.

O ensaio feito pela dupla de fotógrafos Jon Pack e Gary Hustwit está em cartaz na galeria Storefront for Art and Architecture em Nova York. Abaixo, o Velódromo de Atenas.

Muitos locais de Atenas foram abandonados após os Jogos. "Como cápsulas trágicas do tempo", grandes obras que o público não aproveita após a cerimônia de encerramento.

O projeto retrata tanto sedes de Olimpíadas de verão como de Jogos de Inverno, como a de Lake Placid, no Estado de Nova York.

Em alguns países, os locais são reaproveitados para outro fins, como o Palácio de los Deportes da Cidade do México, construído para os Jogos de 1968, usado como arena esportiva e para abrigar grandes shows de música na capital mexicana.

O Estádio Olímpico de Montreal, erguido para os Jogos de 1976, é para muitos a própria definição de "elefante branco". A população da cidade levou mais de 20 anos pagando impostos extras para pagar os custos dos jogos de 1972.

Foram visitadas várias cidades que abrigaram Olimpíadas como Sarajevo (abaixo), que abrigou os Jogos de Inverno de 1984.


BBC BrasilFoto: Jon Pack e Gary Huswit/BBC Brasil

Um comentário:

  1. É muito triste ver toda uma infra-estrututa como esta abandonada, locais onde poderiam estar sendo aproveitados para promover saúde, integração social, e uma série de eventos esportivos de mais auto nível!

    ResponderExcluir

Doe sangue!

Rio 2016