segunda-feira, 15 de abril de 2013

AUTODIDATA - Homenagem acadêmica



Toda pessoa que tem a capacidade de aprender sem ajuda de terceiros, chama-se: autodidata. Porém aquele que nasce com esse privilégio, ou dom talvez, sempre será notado em meio a muitos, não apenas por ter capacidade de aprender sozinho, mas sim pela vontade de reproduzir, todo o seu conhecimento, em prol de algo maior.
Mesmo sabendo que: de certa maneira todos somos aprendizes independentes ou autodidatas. Mas tudo isso requer muito treino e dedicação. É claro que uns tem mais facilidade que outros. Portanto será loucura classificar os tipos de autodidatas? Ou as suas qualidades e facilidades? Já que ninguém é igual!
Talvez todos sejam autossuficientes para aprenderem, conheço poucos, mas um desses teve a capacidade de aprender a falar espanhol, ainda garoto, assistindo um programa de uma extinta emissora de televisão. Esse mesmo, agora adulto, está dando seus primeiros passos rumo à língua inglesa, através de um site na internet, tarefa essa, nada fácil.  
Porém se fosse possível classificar os níveis e tipos de autodidatas, esses ficariam em primeiro lugar. Não só pelo fato terem essas inúmeras atribuições citadas a cima, mas por conseguir fazer uma leitura dinâmica, dos problemas enfrentados diariamente, para poder repassar a ciência do saber, de maneira mais simples e sofisticada ao mesmo tempo. Liderando com coerência e respeito a todos, sempre com as respostas certas, nos guiando através das raias do Atletismo.
Logo sou privilegiado, pois é com muito orgulho que afirmo: esse autodidata que conheço, tem enorme felicidade, em transmitir o conhecimento!
Já que esse nasceu para ensinar!

Ricardo Amando Torquato
Graduando em Educação Física – Licenciatura, ULBRA Gravataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016