quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vestibular da ULBRA oferece 20 cursos na modalidade EAD



Inscrições podem ser feitas até o dia 20.07. Primeira prova ocorre no dia 31.05


A ULBRA está com inscrições abertas para o Vestibular 2014/2 na modalidade Educação a Distância (EAD). São 33.430 vagas ofertadas em todo o Brasil, em 20 cursos. Dois cursos novos estão sendo oferecidos: Ciências Biológicas (licenciatura) e Ciências Contábeis. Os candidatos podem optar pela prova com data fixa ou agendar data e horário. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site www.ulbra.br/vestibular até o dia 20.07. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Nos polos de Maceió/AL e Arapiraca/AL, a taxa é de R$ 30,00. A prova consta de uma redação em língua portuguesa e tem duração de duas horas.

Caso opte pela prova marcada para o dia 31.05, às 9h, o candidato deve se inscrever no site até às 23h59 do dia 29.05 (horário de Brasília). Os polos de Ji-Paraná e Porto Velho, em Rondônia, não oferecem a prova em data fixa. Se preferir o Vestibular com data agendada, o candidato deve entrar em contato com o polo (o endereço e o telefone estão disponíveis no boleto de inscrição) até às 23h59 do dia 20.07 (horário de Brasília). A última opção de data agendada é 21.07.

Os cursos ofertados são Administração, Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Física, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (licenciatura), Matemática, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social, Sistemas para Internet e Teologia.

O resultado do Processo Seletivo em suas diferentes datas (fixa e contínua) será divulgado sistematicamente no site a partir de uma semana após a realização da prova.

Ingresso pelo ENEM
A ULBRA reserva até 10% (dez por cento) das vagas dos cursos ofertados nesta edição para candidatos que desejam utilizar sua avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos 2011, 2012 e 2013, como critério de classificação para o processo seletivo. Para a inscrição, o candidato deve acessar o site www.ulbra.br/vestibular e realizar o cadastro em formulário próprio, anexando cópia digitalizada do desempenho no ENEM. Neste caso, o candidato está dispensado de realizar a prova e concorrerá com a nota do seu Boletim de Desempenho.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

1ª Semana ULBRA de Acessibilidade acontece de 22 a 24.04


by Agexonline
A Diretoria de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com as Coordenações de Extensão das Unidades da ULBRA e o Programa Permanente de Acessibilidade, promovem de 22 a 24.04 a 1ª Semana ULBRA de Acessibilidade. Cada campus da Universidade apresentará uma programação específica, de acordo com sua realidade local. De acordo com o Diretor de Extensão, Gustavo Hasse Becker, o objetivo da proposta é incentivar o debate e as ações de conscientização junto aos acadêmicos e comunidade sobre a importância de se pensar alternativas e políticas públicas para que pessoas com deficiência tenham melhor acesso a qualquer tipo de serviço.
Na ULBRA Canoas, a Coordenação de Extensão, sob responsabilidade da professora Dalva Santana, juntamente com as coordenações de curso de graduação e programas de extensão, preparou uma programação com palestras, apresentações artísticas e oficinas, que serão realizadas por alunos e professores.
As atividades acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, em diferentes locais no campus e são abertas ao público. Interessados em participar podem obter mais informações junto à Coordenação de Extensão, pelo telefone (51) 3477.9166.
Integrantes do Ciepre realizam apresentação musical
Dando continuidade às atividades da semana de Acessibilidade, alunos do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) realizaram na tarde de Quarta (23), uma apresentação artística no saguão do prédio 6 da Ulbra Canoas. 
ImagemFruto de uma parceria realizada entre o Ciepre e a Associação Legato, o Professor de música André Vicente (teclado) e o aluno Felipe Vieira (Vocal) interpretaram diversas canções, como “Sociedade Alternativa”, e “Amigos para Sempre”. André Vicente é deficiente visual e trabalha na Secretaria de Educação da Prefeitura de Canoas, atuando na elaboração de materiais didáticos e de apoio aos alunos com deficiência visual.
O Ciepre é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil. O centro, que tem a coordenação de Ivan Basegio e Ursula Boeck, busca atender pessoas com necessidades educativas especiais e com desenvolvimento denominado normal na área da terapia corporal. Oferecer espaço de estudo e pesquisa para acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e cursos de especializações.
Imagem
A programação segue até quinta-feira, 25.04, com palestras e oficinas gratuitas em diferentes locais no campus abertas ao público, programação completa aqui.
Fotos: Pedro Henrique Freitas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Feriado de páscoa!

Com base no Calendário Acadêmico de 2014 das unidades do Rio Grande do Sul, informamos que não haverá expediente na ULBRA Gravataí nos seguintes dias:
Dia 17.04 – Quinta-feira Santa – feriado especial
 
Dia 18.04 – Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo – feriado especial
 
Dia 19.04 – Sábado de Aleluia – feriado especial
 
Dia 21.04 – Segunda-feira – Tiradentes – feriado nacional

As aulas retornam na terça-feira (22.04).


Atenciosamente,

Marcelo de Jesus
Assessor de Comunicação
Assessoria de Comunicação Social (ACS)
ULBRA Gravataí
Av. Itacolomi, 3.600 - Bairro São Vicente
Gravataí/RS - CEP: 94155-052

domingo, 13 de abril de 2014

Que venha o ENADE 2014! Novo ano, novo desafio!




Um Ginásio de Esportes funcional, iniciativa e curiosidade para a prática de diversas modalidades esportivas, parcerias com várias entidades municipais e particulares da região, laboratórios. Poderíamos avaliar o curso de Educação Física da ULBRA Gravataí pela sua estrutura física disponível aos acadêmicos, mas uma avaliação completa leva em conta o corpo docente titulado e o consistente projeto pedagógico. Estes são os referenciais que qualificaram o curso de Licenciatura em Educação Física da ULBRA Gravataí na última avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), onde a nota 3 em ambos, ressalta que apesar de jovem (completa em 2014 9 anos) o Ministério da Educação (MEC) já faz elogios à maneira próxima e eficaz de ensino existente. 

Destaque na região, o curso já é admirado por seus pares na ULBRA e desde o seu reconhecimento, em 2008, vem conquistando acadêmicos e conceitos positivos. O curso foi estrelado pela primeira vez em 2012 pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, tendo conquistado três estrelas, em 2013 repetiu o feito. 
O coordenador Luciano Dornelles estimula ações inovadoras entre a comunidade docente.

A constante evolução da aprendizagem é uma meta, um sonho, que acreditamos fazer a diferença num mercado de trabalho em constante dinamização. Fundamentalmente a prioridade do curso é a formação de profissionais qualificados e conectados com a realidade, a postura da direção, da coordenação e dos docentes de maneira geral é um indicativo da preocupação real e imediata que demandamos com a futura carreira profissional.”, destaca o coordenador dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Educação Física da ULBRA Gravataí, Luciano do Amaral Dornelles.

O coordenador ainda ressalta que a estrutura da universidade, aliada ao desenvolvimento de projetos de ensino, de extensão e de pesquisa foi determinante para o alcance dos resultados, além da significativa sintonia com as demais coordenações da instiuição.
A professora Simone Klein dirige diversas ações de extensão e de ensino no curso.

Para a docente Simone Klein, acadêmicos e professores estão sempre envolvidos em iniciativas de ensino, pesquisa e extensão: “O trabalho desenvolvido com os acadêmicos é bastante direcionado para uma futura postura deles enquanto educadores. O profissional de Educação Física é extremamente importante na formação da criança e do adolescente, que precisam ser estimulados de maneira completa, seja com atividades motoras, lúdicas, sociais, culturais, entre outros aspectos essenciais para o seu desenvolvimento”.
Rodrigo Koch fez parte da primeira turma de formandos do curso em 2008.

O ingresso dos recém formados em diversos programas de mestrado, em carreiras públicas via concursos, e a grande inserção no mercado de trabalho são outros indicativos da qualidade já adquirida, e que rende elogios também por parte dos acadêmicos que já passaram pelo curso, como o prof. Ms. Rodrigo Koch, docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de Carine Garcia Daniel, mestranda da ULBRA e docente da mesma universidade: “Esse reconhecimento é reflexo do embasamento oferecido pelos professores, que são muito qualificados e sempre fornecem orientações diferenciadas e relevantes”. (Rodrigo Koch). “Fui muito bem preparada para enfrentar o mercado de trabalho. Todas as experiências práticas e teóricas foram enriquecedoras e fizeram a diferença”. (Carine Daniel).

Carine foi monitora do curso durante dois anos, experiência que ela leva para a carreira.

Bacharelado e Licenciatura: É importante lembrar que a ULBRA Gravataí também disponibiliza o bacharelado em Educação Física, que obteve nota 4 no Enade de 2010. E tão importante quanto lembrar é informar sobre o que cada curso tem de diferenciais. O coordenador Luciano Dornelles, esclarece que os acadêmicos que optam pela licenciatura, geralmente possuem perfis para uma interação efetiva com crianças e adolescentes numa atmosfera educacional, em que o movimento, por meio das manifestações lúdicas, esportivas e rítmicas, é socializado. “Sempre faço uma pergunta derradeira, fazendo o interessado imaginar-se numa sala de aula cheia de crianças, aqueles que gostam de imaginar a cena geralmente se aproximam deste perfil e seguem na licenciatura até sua conclusão. Já os demais, ao longo do curso, acabam migrando para o curso de bacharelado em Educação Física, por entender não se sentir confortável em trabalhos específicos com crianças e adolescentes, em construções educativas”.

Segundo o coordenador, existe uma grande preocupação com as manifestações pedagógicas, didáticas e científicas de cada professor nas respectivas salas de aula. Preocupação esta que procura unir, na medida do possível, diferentes segmentos como o ensino, a pesquisa e a extensão. “A leitura e a interpretação são fundamentais para o profissional contemporâneo, ele precisa entender sua importância na sociedade e o significado dos conteúdos na carreira vindoura, é preciso compreender que não serão meros conteúdos, eles serão vivenciados pelos alunos nas escolas, mas, sobretudo, servirão como veículos, por meio dos quais se constroem e propagam a educação”.

Doe sangue!

Rio 2016