quinta-feira, 4 de julho de 2013

ENADE: Saiba a importância e porque realizar o Exame

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a conclusão do curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Importância
É uma das formas mais utilizadas para avaliar os cursos de graduação e os profissionais formados por eles. As notas variam de 1 a 5. Sendo as notas de 1 e 2 consideradas insatisfatórias, a nota 3 considerada razoável e as notas 4 e 5 consideradas boas.

Quem deve fazer? 

Todos os Concluintes: estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova.

Os Ingressantes são inscritos, mas não fazem a prova: todos os estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova.

É importante lembrar que todos os alunos que estejam enquadrados nos requisitos acima, no primeiro semestre de 1º/2013, serão convocados para fazer o exame deverão comparecer em data e local específico definido pelo Ministério da Educação (MEC). A lista dos estudantes obrigados à participação no Enade 2013 será divulgada por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br.

Quem não comparecer ao Exame, pode protocolar junto ao INEP/MEC uma justificativa de ausência que será deferida ou não. O estudante que não comparecer  e não tiver justificativa deferida, não terá o direito de concluir o curso e não poderá receber o diploma enquanto não regularizar a sua situação. O ENADE é componente curricular obrigatório. Mais informações sobre o ENADE aqui.


ENADE 2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/MEC publicou a Portaria Normativa nº 6, de 27 de março de 2013 que regulamenta o Enade 2013. Nesse ano, os cursos que serão avaliados são: Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Radiologia, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Gestão Ambiental, Agronegócio, Zootecnia e Agronomia.

Clique aqui e conheça a Portaria na íntegra.

Fonte: Adaptado do portal Puc Minas

Um comentário:

  1. O Enade tem uma participação fundamental na avaliação do nível em que os alunos e o cursos estão.

    ResponderExcluir

Doe sangue!

Rio 2016