quinta-feira, 11 de julho de 2013

Enade 2013: Coordenadores devem inscrever alunos até 16/08



Prova será realizada no dia 24 de novembro, às 13h (horário de Brasília)
Até o próximo dia 16 de agosto, coordenadores e diretores de cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) devem inscrever todos os estudantes habilitados ao Enade 2013, a ser realizado no próximo dia 24 de novembro, às 13h (horário de Brasília).
Nesta edição, serão avaliados os cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia, além dos tecnológicos em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. Na ocasião deverão participar:
  • - Ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso em 2013;
  • - Estudantes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014;
  • - Estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição;
  • - Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013;
  • - Estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso até 16 de agosto.

Para o pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Sergipe, Jonatas Menezes, o Enade é um componente curricular decisivo na formação do estudante e deve ser encarado de forma responsável. “É fundamental que o estudante realize o Enade, uma vez que ele é critério para a colação de grau e aquisição do diploma. Além disso, é interessante que ele mostre, sua formação, sua aptidão, seus conhecimentos teóricos para a realização da prova”, disse.
Além disso, ele salientou a importância do exame para as instituições de ensino. “Assim como a visita periódica feita pelo MEC, o Enade é um dos instrumentos de avaliação do ensino de uma instituição pelo Inep e, através do rendimento dos estudantes,haverá toda uma reestruturação dos cursos, tais como verbas para projetos de pesquisa, melhorias estruturais, dentre outros. Com o Enade, o estudante cumpre não apenas uma obrigação acadêmica, mas ajuda na construção dos aber, na melhoria daquilo que lhe é de direito, a educação”, salientou o pró-reitor.
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competência.

Adaptado do: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=166494

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016