segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abertas inscrições para bolsas de graduação na França e em Portugal

Estudantes de licenciatura poderão participar de graduação sanduíche na França e em Portugal. As bolsas são para licenciaturas nas áreas de química, física, matemática, biologia, letras, artes e educação física.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou os dois editais para os Programas de Licenciaturas Internacionais (PLI) esta semana. As inscrições podem ser feitas online pelo site da Capes até o dia 8 de maio. As informações são da Agência Brasil. 

Para Portugal, a Capes apoiará até 40 projetos. Cada projeto contemplará no mínimo cinco e no máximo sete licenciandos, totalizando até 280 bolsistas. Os estudantes deverão permanecer até 24 meses no exterior.

Na França, serão 30 projetos, com até cinco licenciandos em cada, totalizando até 150 bolsistas de graduação sanduíche, também por até dois anos. As licenciaturas em letras e artes serão oferecidas na Universidade Paris-Sorbonne, e física, química, biologia e matemática serão na Universidade Pierre et Marie Curie.  


O bolsista do Programa é o licenciando regularmente matriculado no curso de licenciatura aprovado no projeto. São requisitos do bolsista de graduação sanduíche:
I.ser brasileiro nato ou naturalizado;
II. estar em dia com as obrigações eleitorais;
III. ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras ou ter cursado parcial ou integralmente o ensino médio em escolas privadas na condição de bolsista em função de baixa renda familiar, considerando o caráter social do Programa;
IV. ser discente ingressante no ensino superior no ano de 2012, tendo cursado até o primeiro semestre letivo de 2013 pelo menos dois semestres entre os anos de 2012 e 2013;
V. ter obtido carga horária parcial das disciplinas/atividades fixada no Currículo do Curso e prevista no Projeto Pedagógico, para o primeiro ano de, no mínimo, 80% (oitenta porcento); 
VI.ser selecionado pelo coordenador brasileiro e aceito pela universidade portuguesa;
VII.estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016