sábado, 17 de março de 2012

atletas recebem Medalha Mérito Desportivo




Em evento no Centro de Educação Física Almirante Nunes (Cefan), na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 327 atletas e personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Mérito Desportivo Militar. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o deputado federal Romário eram aguardados na cerimônia, mas não puderam comparecer por conta de compromissos em Brasília.

Leandro, Tânia, Ana, Keila e Diogo recebem medalha (Foto: Márcio Iannacca /GLOBOESPORTE.COM)
Enquanto o ministro do Esporte participou de reunião com a presidente Dilma Roussef, com o mandatário da Fifa, Joseph Blatter, com o membro do Conselho de Administração do COL, Ronaldo, e Pelé, embaixador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, em Brasília, o Baixinho, que chegou a confirmar presença na cerimônia, não apareceu no evento como esperado.

Romário seria um dos agraciados por seus feitos no futebol, inclusive a conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O velejador Torben Grael, recordista brasileiro de medalhas em Olimpíadas, o judoca Leandro Guilheiro, Diogo Silva, do taekwondo, Keila Costa e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e Tânia Maranhão, do futebol, foram alguns dos homenageados. Os atletas medalhistas nos Jogos Militares de 2011, no Rio de Janeiro, também receberam o prêmio.

- É diferente porque essa é uma medalha que você não pode competir para ganhar. Você precisa ter outros tipos de mérito para ter essa medalha. São poucas pessoas que têm essa medalha. E essa terá um lugar especial dentro de todas as medalhas que nós temos. Foram apenas 50 atletas que ganharam essa medalha e fico feliz de fazer parte dessa história – afirmou Diogo Silva, que entrou na Marinha em 2009.

Leandro e Diogo são homenageados (Foto: Márcio

Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
Torben Grael também comentou a medalha entregue pelas Forças Armadas.

- A diferença maior é que lá (nas Olimpíadas) você está disputando aquela medalha. E aqui é um reconhecimento pelo que você fez pelo esporte. As duas têm um significado forte. Receber esse reconhecimento no Brasil é sempre um motivo de orgulho para quem dedicou uma vida ao esporte – comentou.

O judoca Leandro Guilheiro revelou que fez questão de conhecer a vida militar nos últimos anos, quando ingressou no projeto das Forças Armadas. Segundo o lutados, muitos oficiais de carreira comentaram a premiação dos atletas.

- É diferente porque é uma honraria das Forças Armadas. Até os oficiais de carreira, que vivem isso desde criança, falaram que era uma baita medalha. É uma honraria por tudo o que fizemos nas Forças Armadas. Para chegar à medalha, eu passei pela instrução militar, pela vida militar, mas tudo junto com o esporte.

A entrega da honraria é organizada pelo Ministério da Defesa, que realiza a cerimônia desde 2006. A medalha mérito desportiva militar tem a finalidade de condecorar atletas que se destacaram em competições esportivas nacionais ou internacionais, além de militares e civis brasileiros ou estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento do desporto.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, participou do evento no Cefan. A cerimônia durou cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016