quarta-feira, 23 de março de 2011

Princípios Norteadores do Curso de Educação Física na ULBRA Gravataí

A Universidade, como diz o nome, é um patrimônio da comunidade na qual está inserida e tem como obrigação, zelar pela qualidade de vida da população em seu entorno e de toda a comunidade de onde está localizada. A formação do futuro profissional, papel desta Universidade, deve visar o crescimento de um cidadão crítico, pensador, comprometido com a transformação da sociedade, no sentido de uma melhor qualidade de vida para todos. Para isso, é importante que os currículos dos cursos de bacharelado, de licenciatura e de pós-graduação contemplem aspectos humanitários, filosóficos e sociológicos, que, junto com a construção do conhecimento necessário a um bom profissional, completam os estudos de um cidadão autônomo, crítico-construtivista e responsável. De acordo com Libâneo (1985): “... os conteúdos são realidades exteriores ao acadêmico que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados”. Entendemos que os conteúdos são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e de atitudes, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos educandos na sua prática de vida.

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