quinta-feira, 24 de março de 2011

A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão

No século XXI, é mister pensar na indissociabilidade entre os processos de ensino-aprendizagem, a investigação científica e a extensão universitária. Este novo século está confirmando a necessidade de cidadãos autônomos, críticos, responsáveis e humanos, o que, com certeza, traz grandes desafios para todos os professores e educandos da ULBRA Gravataí.
Quando se fala em construção do conhecimento, reforça-se a idéia da indissociabilidade entre os processos de ensino-aprendizagem, a investigação científica e a extensão universitária, afinal, para que haja aprendizagem, o profissional em formação precisa conhecer a realidade na qual irá intervir, estudar os problemas e as soluções prováveis, aplicá-los nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. A Declaração da UNESCO coloca: "A educação científica, em todos os níveis e sem discriminação, é requisito fundamental para a democracia. Igualdade no acesso à ciência não é somente uma exigência social e ética: é uma necessidade para realização plena do potencial intelectual do homem." Nota-se que nesse modelo não existe a ordem de teoria primeiro para depois a prática, isto porque a teoria e a prática devem estar lado a lado, no desenvolvimento de um novo perfil profissional. O que se vê então como necessário é a ligação entre pesquisa e extensão na promoção da aprendizagem, o professor deve promover ações e ambientes de aprendizagem, quebrando o ciclo de repetição de procedimentos meramente comportamentalistas, que apenas resultam em um ensino sem aprendizagem.

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