quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brasileiros encaram novas regras do pentatlo na Copa do Mundo


Por Katryn Dias
yane-marques_hipismo_divulgao-texto_379Iniciando um novo ciclo olímpico com mais visibilidade nacional, a equipe de pentatlo moderno vai participar de sua primeira competição do ano. Nesta quarta-feira, tem início a primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Palm Springs, no estado norte-americano da Califórnia. Oito brasileiros participam do torneio na briga por medalhas.
Nesse primeiro torneio internacional de 2013, o Brasil será representado por Amanda Turute, Brenna Lima, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino, e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui e William Muinhos, no masculino. A delegação se iguala ao recorde de brasileiros em uma competição internacional da modalidade, que é de 2011. Na ocasião, também era uma primeira etapa da Copa do Mundo em Palm Springs.
Durante cinco dias, cerca de 120 pentatletas de todo o mundo vão passar pelas cinco provas do esporte: esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. E nesta primeira etapa, serão colocadas em práticas as mudanças aprovadas no último Congresso Anual da modalidade, realizado em outubro, na Argentina.
A principal novidade será no evento combinado. Agora, os pentatletas terão que passar por quatro séries de 800 metros de corrida e cinco acertos de tiro em cada uma delas. No total, serão 3.200 metros de percurso e 20 acertos com a pistola. Antes, eram três séries que culminavam com 3.000 metros de corrida e 15 acertos no alvo. No hipismo, as faltas também passam a pesar mais na pontuação. A cada obstáculo derrubado, a punição será de 40 pontos e não apenas 20.
Yane Marques, primeira latino-americana medalhista olímpica do pentatlo e principal nome da modalidade no Brasil, comentou as novas regras: “As inovações têm sido uma constante no pentatlo moderno e tudo o que muda causa certo estranhamento. Mas a verdade é que a mudança foi para todo mundo. Então, estamos todos no mesmo barco”. A pernambucana aposta que os pentatletas vão valorizar mais a equitação a partir de agora: “Antes, uma falta era menos prejudicial. Agora, requer mais refino na prova, mais atenção às distâncias e às curvas para sair com o mínimo possível de pontos perdidos”. 
Além das mudanças no formato das provas, a Copa do Mundo vai contar também com o revezamento misto, tradicional nos três mundiais da modalidade. Nessa disputa coletiva, os países foram equipes com atletas de cada gênero para competirem juntos nas cinco provas da modalidade em busca do ouro, da prata e do bronze em jogo. 
Danilo Fagundes, número um do ranking nacional, está animado para o novo desafio: “Acho bom o revezamento ter sido incluído, pois provoca a união dos atletas em prol de sua nação, além de empolgar o público”.
Depois da etapa norte-americana, o circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno vem para o Rio de Janeiro realizar a segunda etapa, de 20 a 24 de março. A terceira qualificação acontecerá de 17 a 21 de abril em Chengdu, na China. A quarta, de 8 a 12 de maio, em Budapeste (Hungria), e a grande final nos dias 31 de abril e 1º e 2 de maio em Níjni Novgorod (Rússia).
Foto: Divulgação/CBPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016