terça-feira, 27 de novembro de 2012

Reitor aborda perspectivas para a ULBRA


Marcos Ziemer reuniu-se com colaboradores e professores de Canoas, ontem. 
A gravação da fala do reitor será disponibilizada às unidades externas e escolas, ainda hoje.

             O reitor Marcos Fernando Ziemer fez uma nova fala aos colaboradores técnico-administrativos e professores da ULBRA, nesta quarta-feira, (21.11), no campus Canoas, visando mantê-los informá-los do diagnóstico e das perspectivas de reestruturação financeira da Universidade. Disse que “é importante ver o empenho demonstrado pelo grupo, que veste a camiseta da Instituição. A soma do esforço de cada faz valer a pena esse desafio que estamos enfrentando. Temos o grande desafio de realizar os sonhos dos alunos que buscam na ULBRA a sua colação de grau. Esse é o nosso compromisso, por ele vale lutar, e nele nos fortalecemos para continuar o trabalho de reestruturação”, afirmou. 
Fala do reitor foi realizada em dois momentos no campus Canoas
             Marcos Ziemer informou que prosseguem as dificuldades financeiras decorrentes de bloqueios bancários que retiram recursos da Universidade para prover o pagamento de dívidas herdadas da gestão passada. Após discorrer sobre este e outros fatores que causaram a desestabilidade financeira da Instituição, o reitor justificou aos colaboradores e professores a proposta de parcelamento do pagamento dos salários, que já está sendo discutida com os sindicatos das categorias docente e técnico-administrativa. 
             “Nós temos perspectivas de recuperação. Todos conhecem a situação que a Universidade foi encontrada quando assumimos a gestão. As dívidas da Instituição não foram feitas pelos atuais dirigentes da CELSP e da ULBRA, nem por vocês. Mas, continuamos acreditando neste projeto e por isso estamos aqui, hoje, compartilhando esse diagnóstico”, afirmou Marcos Ziemer. O reitor explicou as expectativas para a recuperação da estabilidade financeira, que incluem o crescimento das matrículas, a diminuição da evasão e a captação de recursos no mercado. Incluiu a adesão ao PROIES como uma possibilidade importante na organização da área administrativo-financeira. A posição da Reitoria é pela adesão ao PROIES, porém aguardará a decisão do Conselho Administrativo da Mantenedora, que ocorrerá nos próximos dias, com base em estudos realizados. 
              Marcos Ziemer anunciou a extinção da Pró-reitoria de Administração, agradecendo pelo trabalho realizado por Levi Schneider. Apresentou o Comitê de Planejamento, Reestruturação e Desenvolvimento Institucional, que passa a conduzir as atribuições daquele setor. O Comitê é composto pelo reitor e o presidente da Mantenedora, Adilson Ratund, e tem como coordenador geral o diretor jurídico, Jonas Dietrich; coordenador de assuntos administrativos e financeiros, Fernando Griebler; e  coordenador de reestruturação comercial e marketing, Euclides Rosa Filho. 
Reitor apresentou os integrantes do Comitê de Planejamento,
Reestruturação e Desenvolvimento Institucional
             Foi lembrado, pelo reitor aos professores, que o problema vivido pela ULBRA é administrativo-financeiro e não acadêmico. “Isso se comprova com os resultados obtidos nas avaliações dos cursos e pela posição de sexta melhor universidade particulares do país. Temos ciência das implicações da situação financeira no trabalho docente, e agradecemos aos professores pelo esforço e superação. Hoje, todos pagam o preço das contas que não fizeram. Este é o cenário. Há muito ainda a se fazer. Mas continuamos acreditando e contamos com vocês. Todos podem contribuir com ideias nas instâncias da área acadêmica”, afirmou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016