Os atletas que normalmente morrem durante o exercicio desportivo, seja ele amador ou de competição, parecem estar em condição físicas excelentes. De fato, em cerca de 75% destes casos, nem o atleta nem a família se apercebem de qualquer problema de saúde que lhe possa custar a vida. Contudo as vítimas de morte súbita apresentam normalmente alguns fatores de risco que se deve ter em conta. São eles: Histórico familiar de:
Morte súbita na família enquanto jovem (antes dos 40 anos);
Doenças de coração;
Perdas de consciência (síncopes);
Tonturas ou perdas de consciência durante o exercício físico;
Dores toráxicas durante o esforço;
Palpitações associadas ao esforço;
Eletrocardiograma anormal.
Fazer exames de rotina, como um teste de esforço e até mesmo um eletrocardiograma, são fundamentais para a verificação de eventuais riscos. Não pense duas vezes. Antes de qualquer esforço mais rigoroso, ou após ciclos de 6 meses de exercício, é IMPORTANTÍSSIMO realizar exames preventivos.
É verdade. Se todas as pessoas tomassem alguns cuidados antes de ir até à academia, ou antes de qualquer atividade física, muitos riscos poderiam ser evitados, como por exemplo, infartos.
ResponderExcluirÉ importante, também, fazer uma anamnese com o profissional ou responsável da academia para evitar qualquer surpresa.
É importante ressaltar também sobre os riscos que correm os atletas de finais de semana. Tomem cuidado, muito esforço seguido de churrascadas e cervejadas também faz mal.
Sem dúvida fazer exames de rotinas são de extrema importancia para todos individuos ainda mais se você irá iniciar um programa de exercícios físicos, com certeza se muitos estivessem com seus exames de rotina em dia, muitos casos de morte súbita não aconteceriam.
ResponderExcluir