terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sites de Pesquisa em Educação Física e Esportes


Curso de Educação Física

Professor Luciano do Amaral  Dornelles

Fontes de pesquisa de artigos científicos em Educação Física e Esportes

1. Sport Reserch Intelligence Sportive – SIRC (http://www.sirc.ca)

Sistema Canadense que engloba diversos periódicos do mundo através do SportDiscus™.
SportDiscus™ é um banco de dados principal do mundo no esporte, saúde, fitness e medicina esportiva.
Há mais de 30 anos, SIRC vem proporcionando acesso aos textos completos e referências bibliográficas em áreas como a medicina esportiva, educação física, treinar e treinar, artes e história, bem-estar das empresas, engenharia, saúde e segurança.


2. Scientific Electronic Library Online – SciELO (http://www.scielo.br)

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.


3. Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme (http://regional.bvsalud.org)

A Biblioteca Virtual de Saúde ou BIREME é um Centro Especializado da Organização Pan-Americana de Saúde OPAS, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com Ministério de Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, engloba diversas bases de dados, entre elas a Lilacs e o Medline.


4. Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses – NUTESES (http://www.nuteses.ufu.br)

O Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial - NUTESES - é um centro de informação automatizado voltado para a produção científica, desenvolvida por intermédio dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial, no Brasil e no exterior.


5. Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva – SIBRADID – (http://www.sibradid.eef.ufmg.br/)

O Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva SIBRADID é uma rede de informações cuja Unidade Central, está sediada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
A parceria com Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa (denominados Centros Cooperantes) é realizada através da assinatura de convênios de Cooperação Técnica.
O objetivo da Unidade Central é prestar serviços e fornecer produtos de informação em Ciências do Esporte, Educação Física e áreas afins à comunidade e aos demais setores da sociedade, promovendo e disseminando o uso das informações contidas nas Bases de Dados do Sistema, possibilitando a prestação de serviços de acesso a documentos através da Comutação Bibliográfica (Biblioteca da EEFFTO).
O principal serviço do Sistema é disponibilizar, através da Internet, a seguinte Base de Dados:
SIBRA - Base de Dados Bibliográficos Nacional - contém referências bibliográficas da produção científica nacional (monografias, artigos de periódicos, capítulos de livros, anais de congressos, dissertações e teses).


6. Base de dados EBSCO – (http://www.ulbra.br/bibliotecas/ebsco.htm)

Bases de Dados On-Line
-- Academic Research Premier
Multidisciplinar, abrangendo praticamente todas as áreas de estudo acadêmico, oferece informações que datam desde 1975 e é atualizada diariamente.
-- Psychology and Behavioral Sciences Collection
Abrange tópicos como: características emocionais e comportamentais, psiquiatria e psicologia, processos mentais, antropologia e métodos observacionais e experimentais. Quase todos os títulos de texto completo incluídos nessa base de dados estão indexados em PsycINFO, é atualizada diariamente.
O acesso às bases de dados é livre através da rede de computadores da ULBRA. Para acesso externo é necessário senha, obtida nas bibliotecas das unidades de ensino superior da ULBRA, ou através do e-mail: bibsoinfo@ulbra.br.


7. GOOGLE Acadêmico – Scholar.Google – (http://scholar.google.com.br/)

O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.


8. International Association for Sport Information – IASI – (http://iasi.cev.org.br/)

A Associação Internacional para Informação esportiva (IASI) é uma Associação Internacional que trabalha junto a uma rede de peritos da informação, de bibliotecários, de cientistas do esporte e de gerentes de bibliotecas do esporte, de informação e de centros de documentação. Fundada em setembro de 1960 em Roma, a proposta principal da Associação Internacional para Informação Esportiva (IASI) é estimular e dar suporte a atividades inseridas no campo da documentação internacional, e promover a disseminação de informações a professores de educação física, cientistas do esporte, especialistas em documentação e investigadores esportivos.


9. Portal de Periódicos da CAPES – (http://www.periodicos.capes.gov.br)

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 268 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.
O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.
O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.
Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.


10. Networked - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – NDLTD – (http://www.ndltd.org/)

O Networked Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional dedicada à promoção da adoção, criação, utilização, divulgação e preservação de análogos de eletrônicos para o papel tradicional baseado em teses e dissertações.
Este site contém informações sobre a iniciativa, como a criação de Teses e Dissertações (ETD) programas, como criar e localizar ETDs e pesquisas atuais em bibliotecas digitais relacionados com a NDLTD e TVP.


11. EFDeportes - (http://www.efdeportes.com/)

Site de artigos, livros, vídeos com linguagem em espanhol, mas com muito material em português.


12. Educação Física Artigos – EFArtigos – (http://efartigos.atspace.org)

O site “Educação Física: downloads” é um espaço gratuito de divulgação do conhecimento científico e cultural produzido pela Educação Física no Brasil e em outros países, auxiliando os pesquisadores e estudantes da área. Esperamos com isso contribuirmos com a socialização do conhecimento científico produzido no meio acadêmico.
Todo o conteúdo disponibilizado em nosso site pode também ser encontrado gratuitamente em outras páginas da Internet, ou seja, o que nós fazemos é apenas reunir grande parte do conteúdo disponível na rede mundial de computadores em um só lugar, facilitando a pesquisa de todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos científicos no estudo da Educação Física. Deste modo este local torna-se um centro de publicações contendo centenas de materiais científicos, incluindo documentos oficiais do ACSM, livros eletrônicos, artigos científicos, apresentações (slides), anais de congressos e apostillas de estudos.


13. Sistema de Serviços de Informações e bibliotecas da Universidade do Chile – Cybertesis – (http://www.cybertesis.cl/)

Cybertesis é o resultado de um programa de cooperação entre a Universidade de Montreal, Universidade Lyon e da Universidade do Chile, com o apoio do Fonds Francophone des Inforoutes ea Unesco.
Cybertesis Programa é composto por 50 instituições na Europa, África e América, e visa promover a publicação e divulgação de teses eletrônicas das universidades, aplicação de normas internacionais para a publicação digital e tecnologia para facilitar a consulta e a troca de informações com base em ferramentas de interoperabilidade e código aberto.
Esta cooperação primeiro considera a concepção e implementação de uma linha de produção de documentos eletrônicos, com base no padrão XML. Nós, neste site a todas as universidades para que possam divulgar suas teses em texto completo na internet, independentemente do idioma ou formato de distribuição.
Cybertesis permite em tese de indexação através de um modelo comum de metadados. A sua aplicação permite reforçar a cooperação entre instituições de ensino superior, garantindo uma maior divulgação dos estudos de trabalho e se tornar um instrumento eficaz para a comunidade acadêmica.


14. Ciência Direta - (http://www.sciencedirect.com/)

ScienceDirect é uma empresa líder em textos completos e bancos de dados de artigos científicos, disponibilizando artigos e capítulos de mais de 2.500 revistas e jornais e mais de 11.000 livros.
Existem atualmente mais de 9,5 milhões de artigos / capítulos, numa base de conteúdo que está crescendo a uma taxa de quase ½ milhão de adições por ano.
Nunca na literatura a profundidade procura foi tão abrangente e fácil de encontrar.
A plataforma oferece uma busca sofisticada e funcionalidade de recuperação que permite o usuário para maximizar a eficácia do seu processo de descoberta de conhecimento.


15. Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da ULBRA - (https://memphis.ulbranet.com.br/ALEPH/?func=find-b-0&local_base=bdtese)

A Universidade Luterana do Brasil no ano de 2006, com objetivo de divulgar a produção de seus Programas de Pós-Graduação, criou a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ULBRA, ação conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Divisão de Bibliotecas.
Para os autores das teses e dissertações, a BDTD da ULBRA é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos para a comunidade acadêmica e externa à ULBRA, visibilidade que abre perspectivas de crescimento profissional. O mesmo se estende aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, acessíveis a todos por meio da Internet.
O acesso à BDTD da ULBRA é oferecido através do LIBER - Catálogo On-line das Bibliotecas da ULBRA, o qual oferece busca por autor, orientador, título, assunto, ano de defesa, palavras do resumo, etc. O texto completo do documento em formato PDF é acessível a partir do link “Acesso on-line”, sendo necessário o programa Acrobat Reader, para consulta ou download.


16. Universidade de São Paulo – USP biblioteca digital – (http://www.teses.usp.br/)


Teses e dissertações da Universidade de São Paulo.



17. Biblioteca Digital da UNICAMP - (http://libdigi.unicamp.br/)


A Biblioteca Digital da UNICAMP foi oficialmente instituída em 08/11/2001, através da portaria nº GR-85, que trata da estruturação da Biblioteca Digital da UNICAMP, “através da produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico de: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural”.
Com as iniciativas, o software Nou-Rau e a Biblioteca Digital, passou-se a realizar um trabalho integrado na adaptação do software às melhorias necessárias visando a integração de formatos de recuperação de informações usuais em bibliotecas, sem perder a característica principal do software.
O trabalho consolida-se na disponibilização da Biblioteca Digital da UNICAMP à comunidade interna e externa, nacional e internacional, provendo mais um mecanismo de difusão da informação.


18. WIKIPÉDIA – A Enciclopédia livre – (http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal)


Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0. Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = “rápido”, “veloz”, “célere”).

9 comentários:

  1. A semipresencial será composta pelos comentários dos acadêmicos sobre qual destes sites é o melhor para fazer pesquisas e a justificativa da escolha.

    De 10 a 15 linhas de comentário

    ResponderExcluir
  2. 7. GOOGLE Acadêmico – Scholar.Google – (http://scholar.google.com.br/)

    Um ótimo site especialmente para pesquisas de um assunto em especifico.
    Muito prático pois fiz algumas pesquisas de teste e fui direcionado para alguns outros sites já citados neste post como o Scielo Public health, além de poder escolher exatamente oque pesquisar de um modo muito mais pratico ele reúne um grande banco de dados. Ainda temos muitas opções avançadas de pesquisa como datas de artigos, nomes de escritores e seus respectivos artigos e mais algumas coisas interessantes.

    ResponderExcluir
  3. 7. GOOGLE Acadêmico – Scholar.Google – (http://scholar.google.com.br/)
    È um site muito bom, e fácil de fazer pesquisa direcionada a área, com artigos cientifico, ali pode se localizar diversos artigos direcionados ao especifico assunto, não só nacional como também mundial

    ResponderExcluir
  4. 7. GOOGLE Acadêmico – Scholar.Google – (http://scholar.google.com.br/)

    Se tratando de pesquisas é um dos melhores sites, muito simples e fácil para busca de artigos científicos, tanto atuais como os mais antigos. Entretanto os demais sites de pesquisa sejam bons também, porém acho o google acadêmico mais completo e abrange todos os tipos de conteúdos.
    De modo geral o google acadêmico é simplesmente mais prático.

    ResponderExcluir
  5. 07 - (http://scholar.google.com.br/).
    Na minha opinião, o Google acadêmico é muito bom para pesquisas de diversos assuntos e temas, a página além de lhe direcionar para outros diversos sites, também contém livros inteiros e muito conteúdo, com opções de busca avançada, como por exemplo, pesquisar por nome de autores, é muito fácil de usar e possui artigos que abrangem assuntos do mundo inteiro.
    O Wikipédia também possui bastante conteúdo, e é muito bom para pesquisas de significados de palavras e temas, tem um sistema de sub-links que facilita o entendimento dos assuntos.

    Guilherme de Souza Acosta

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste artigo GOOGLE Acadêmico – Scholar.Google – (http://scholar.google.com.br/)!
    Quando colocamos no google, a maioria das vezes vem pesquisas que não nos trazem
    tanto interesse ou que realmente não é o que precisamos. Por causa de uma palavra relacionada,
    nos mostra um artigo que não tem nada à ver!
    No google acadêmico, tem mais artigos, matérias mais claras e específicas.
    É mais voltado à educação acadêmica.
    Inclusive, adicionei como favorito para facilitar minhas futuras pesquisas.

    Samanta Garcia

    ResponderExcluir
  7. Escolhi o site do Dia do Profissional de Educação Física - Ulbra Gravatai ( http://efiulbragra.blogspot.com/2011/09/dia-do-profissional-de-educacao-fisica.html)

    Em primeiro lugar quero desejar os Parabens ao Prof. Alvaro por mais esta conquista e reconhecimento de todos sobre o seu trabalho e taleto. E um imensa satisfação poder ter a oportunidade de ser aluna deste professor e poder desfrutar dos diversos conhecimentos que ele abrange.
    O site em si é muito bacana e legivel. Gostei muito em ter escolhido este site, pois retrata assuntos importantes para a nossa area, e ao mesmo tempo explica muitas duvidas que nós alunos apresentamos, como por exemplo sobre os cursos de extensão, pesquisa.... as datas, horários, em fim, explica também mais detalhadamente sobre a diferença entre o bacharel e a licenciatura! Gostei.

    Bruna Aguiar

    ResponderExcluir
  8. 8. International Association for Sport Information – IASI

    o site é bem pratico e contem bastantes atalhos,alem de ser um dos únicos que eu consegui acessar.

    Maylton Alves

    ResponderExcluir
  9. Analisando os sites de pesquisa,na minha avaliação em termos de busca de conteúdos didáticos,curiosidades,autores e etc...
    o melhor pra mim foi o Google acadêmico,pois nele encontrei tudo que eu procurava sem nenhuma dificuldade. Ele é um site simples,rápido e no meu ver ele é mais completo que os outros e abrange varios temas,e ti dar varias formas de busca,até encontar o que se procura como busca avançada,algum trecho de um artigo,algo do tipo.

    ResponderExcluir

Doe sangue!

Rio 2016