domingo, 25 de dezembro de 2011

Maratona no gelo

Incrível a capacidade do humano. Participar de uma maratona já é um feito incrível, dadas as dificuldades que são enfrentadas como a resistência posta à prova e a extenuante e demorada prova de 42.195 metros. 

Se não bastasse esta corrida longa, somos capazes de deixar as condições ainda mais difíceis: é o caso das corridas de maratona e de 100 km na Antártica. Ambas já acontecem a mais de uma década, e dentre inúmeros vencedores, o ano de 2011 teve um brasileiro como rei do gelo.

A primeira prova é a maratona de 42 quilômetros. A disputa começou com o dia cinzento e uma temperatura de -15°C. São 40 inscritos de diversas nações, com americanos e canadenses na maioria, mas com representantes da França, Holanda, Noruega e também do Brasil. O tempo vai passando e os participantes sentem na pele as dificuldades da corrida no gelo. Um dos perigos é o frostbite - congelamento dos tecidos, comum nas extremidades do corpo, como orelhas, nariz e dedos das mãos e dos pés. Atletas podem exercitar-se com segurança no frio graças às respostas fisiológicas normais do organismo e ao uso de roupas e outros equipamentos adequados. Após 4h20min31s, o brasileiro Bernardo Fonseca cruza a linha de chegada, vence a maratona e é o novo rei do gelo. 


Quase 24 horas depois da primeira prova, chega a hora da corrida de 100 quilômetros. Dos 40 participantes, apenas seis decidem enfrentar o segundo desafio, e o brasileiro Bernardo Fonseca é um deles. Os competidores enfrentam rajadas de vento de 70 km/h e a sensação térmica é de -60°C. Após 12h41min, Bernardo conquista a corrida em tempo recorde. Ele conseguiu vencer a prova dos 100 quilômetros apenas um dia após conquistar a maratona dos 42 quilômetros na Antártica.

Assistam as imagens das corridas no link: http://www.youtube.com/watch?v=TfDOrtyUPrU&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe sangue!

Rio 2016