domingo, 24 de junho de 2012

"Existe vida quando não estou na ULBRA" - Parte 1


Luciano do Amaral Dornelles (33)

Mestre em Educação pela ULBRA (2012) com ênfase nos Estudos Culturais
Especialista em Gestão Escolar, Psicologia, Planejamento e Marketing pelo UNILASALLE (2004)
Graduado em Educação Física (Licenciatura ampla) pela UFRGS (2000)
Coordenador do Curso de Educação Física - ULBRA Gravataí desde 2010
Professor da ULBRA desde 2005
Professor do magistério estadual do RS desde 2002
Já atuei como instrutor de musculação e ginástica em academia por 7 anos, como professor de escolas de educação infantil (berçário, maternal, jardim) por 4 anos, como autônomo numa clínica de reeducação alimentar por 3 anos, além de consultorias e personal trainer esporadicamente em períodos alternados ao longo destes 12 anos de profissão.


Quando não estou na ULBRA, estou trabalhando na Escola Estadual de Ensino Fundamental João XXIII em Canoas, onde tenho aulas com 3 turmas de 6ª série e também com 3 turmas de 8ª série, além de integrar um projeto especial nas duas turmas de 5º ano da escola. Atendo cerca de 200 alunos entre 9 e 17 anos, das mais diversas realidades sociais. Outra atividade que me ocupa é a busca por informações, passo pelo menos uma hora por dia escrutinando vários sites sobre educação física, saúde, esporte, treinamento, enfim, assuntos que têm grande velocidade de mudança. Acredito que o sucesso não vem sem suor, e portanto, tenho uma rotina de busca pela excelência em cada momento, seja no lazer ou no labor. Da mesma forma, para ser aproveitado, o sucesso precisa ser cultivado, pois "colhe-se o que se plantou", e nenhum cultivo é instantâneo, demandando de tempo, dedicação, estudo e vontade.
Quando não estou trabalhando, prefiro um bom livro de ficção como "A ilha misteriosa" ou "Da terra à Lua" de Jules Verne, passar algum tempo assistindo um filme de comédia como "Todo poderoso" e "Todo mundo em pânico" ou então jogando uma game, tudo isso bem acompanhado da minha companheira e parceira: minha esposa Simone, que já me atura a longos 15 anos. 
Embora não pareça, sou bastante reservado, intimista. E procuro, na medida do possível, ser um profissional competente e empenhado, mas antes de tudo, um ser "humano", no significado real da palavra.

4 comentários:

  1. bah como consegue professor ! é por isso que vc é o mestre

    ResponderExcluir
  2. Q legal! As vezes fico imaginando como é a vida de professores como vc que se destacam no espaço educacional. E com este relato é possível saber q nada vem por mágica ou sem trabalho. Isto serve de incentivo ao trabalho, mas no finalzinho da pra perceber que sendo organizado, sobra espaço ao lazer e troca de carinho com a família.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Isto sim é administrar bem o tempo, temos muito que aprender com você e deve-se ter muito respeito a sua dedicação que tens pela profissão, admiro seu trabalho e seu amor. É por isso que sou da Educação Física, pois adoro fazer mil coisas ao mesmo tempo, é bem por aí, não é verdade meu coordenador? Um abração e que Deus te dê cada vez mais forças para manter esta disposição!!!!! Um abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Privilegiados somos nós, profissionais da Educação Física que, além de exercitarmos o corpo, também mantemos a mente em constante movimento. Escolhemos este curso, não por que não tínhamos opção, mas por que amamos e nos dedicamos integralmente a ele. Trabalhando ou não, mantemos sempre contato com esta arte: a de ensinar. E sempre encontramos tempo para o lazer e o lazer é trabalhar!!!!!! Parabéns prof pelo empenho e dedicação......

    ResponderExcluir

Doe sangue!

Rio 2016